sexta-feira, 22 de junho de 2012

Estudo revela como insetos sobrevivem à chuva

Quando chega o período chuvoso, temos o costume de imaginar que iremos nos livrar definitivamente das pragas. Contudo, para frustração, o que acontece é o inverso: além de resistirem às chuvas, novos insetos aparecem nessa época.
O corpo minúsculo e extremamente leve do mosquito cumpre papel chave para a sobrevivência do inseto quando voa na chuva, segundo cientistas americanos.

A filmagem demonstra que, em vez de se debater ou resistir às gotas de água, os insetos simplesmente “pegam carona” com as gotas. “Se você é pequeno, a chuva pode ser muito perigosa. Mas parece que esses mosquitos são tão pequenos que estão seguros”, afirma o líder da equipe de pesquisadores, David Hu.


 David Hu e sua equipe conseguiu filmar, após várias tentativas, até conseguirem atingir mosquitos voadores com gotas de água e então registrar o resultado. Cada gota de água tinha entre duas e 50 vezes o peso de um mosquito, o que deixou os cientistas surpresos. “Existe a filosofia de que se você não resiste à força do seu oponente, você não vai senti-la, é por isso que eles não sentem a força, simplesmente se unem à gota, (os dois) tornam-se um e viajam juntos”, Hu explicou.

Nesse ponto, entra em ação uma outra técnica de sobrevivência do inseto: os pelos que cobrem seu corpo são impermeáveis à água.
Todos os mosquitos estudados pela equipe americana conseguiram se separar da gota de água antes de ela atingir o solo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário